Certamente dia 10 de maio (Dia da Gastronomia), e fazer competidores que se redefinam, por isso conheça 3 ingredientes Redefinem a Culinária Brasileira.
E ninguém fala melhor das estrelas de hoje do que The World’s 50 Best Restauarants, Rosa Moraes fundadora do primeiro curso de gastronomia da universidade Anhembi Morumbi.
O Brasil é um país enorme e muito diverso em todos os sentidos, inclusive na alimentação.
“Enquanto no norte o tucupi, o açaí e o cupuaçu fazem parte do cotidiano, no sul o queijo, o vinho e o churrasco são usuais. Se no sudeste os costumes são baseados em canjiquinha, angu quiabo, curau e quibe, no nordeste, os brasileiros devoram caranguejo, acarajé, cabidela se expressam em linguagem de galinha. A variedade é tanta que é impossível citar todas as nossas receitas de uma só vez”, afirma a expert.
Com tanta riqueza, seria possível definir os elementos essenciais da gastronomia brasileira? Rosa diz que sim.
Apesar de toda a diversidade, existem três ingredientes sem os quais a culinária brasileira como a conheceu hoje provavelmente não existir.
Porquanto saiba 3 ingredientes Redefinem a Culinária Brasileira.
Banana
Não podemos falar da banana brasileira sem mencionar as muitas variedades disponíveis no país – terra, prata, ouro, nanica, maçã e outras – lembra o expert.
Só isso já justificaria a presença marcante da fruta, mas a criatividade do povo, a mistura de influências e sua presença em todos os estados.
Assim representar da banana um ícone nacional e traspassar origem a inúmeros pratos, doces e salgados: torna-se tudo o que é doce, pão e, torta e bolo.
Mas também virara massa e recheio, às vezes é empanado para acompanhar um prato principal e até ousa deitar in natura, junto com arroz e feijão.
“A banana está nas fruteiras das cozinhas de todo o Pau-Brasil, nas lancheiras dos trabalhadores nas lancheiras das crianças nas cantinas das escolas”.
Feijão
O feijão está na mesa do brasileiro dia sim, dia não porque, como destaca Moraes, é “a grande proteína da nossa cesta básica e se tornou uma espécie de marca brasileira”.
LEIA TAMBÉM:
- A picanha brasileira ocupa o segundo lugar
- Veja 10 melhores restaurantes do Brasil
- Melhores receitas para quem tem diabetes
Existem inúmeras receitas que usam isso. “Feijoada, feijão tropeiro, à paulista, tutu de feijão, baião de dois, feijão verde com queijo coalho. A lista continua e caminha por diversos lugares no Brasil. Mas também aparece simples e lindamente na cozinha de casa de segunda a segunda, perfumada com cebola picada, alho e louro”.
Mandioca
“A versatilidade dessa raiz e o que os brasileiros entender fazer com ela é algo raro de se ver no mundo”, diz Rosa Moraes ao começar a falar sobre o ingrediente, base milenar da alimentação dos povos indígenas originários.
Mandioca, mani, maniva, macaxeira, aipim como você quiser chamar está alastrada por todo o país e faz parte do cardápio de todo brasileiro.
“virou farinha Mandioca, aipim e biju da Belém disso, vai bem à porção de bares, frita e bem sequinha, com uma pitada de sal. Também há quem goste em vaca atolada, em escondidinho, em cremosos, em sopas e em bolo de aipim. Sem falar que foi o todo poderoso que deu à luz o pão de queijo mais querido. Existem muitos outros ingredientes que posso mencionar hoje. Mas o aipim em democracia tem valor real incomparável”, finalizou.
Serviços
Para mais informações acesse Guia da Cozinha.