De certo a conta vem todo mês com certeza. Para se organizar e tiver orçamento sob controle conheça 5 dicas para pagar as contas em dia.
Ademais a lista aqui pode ser bem extensa, e algumas pessoas se perdem entre tantas contas, esquece-se de pagar suas contas em dia – o que acaba gerando multas e juros.
No entanto, para quem deseja manter uma boa saúde financeira, atrasar o pagamento das contas não é uma boa ideia.
Então confira 5 dicas para pagar as contas em dia.
1. Faça uma lista de todas as contas a pagar.
Primordialmente pode ser muito difícil pagar todas as suas contas em dia se você não colocar os valores devidos em seu orçamento.
Por isso, o primeiro passo é fazer uma lista de todas as contas que você paga mensalmente, para que você tenha clareza sobre quanto do seu salário deve destinar a essas despesas.
2. Priorize o pagamento de contas
Inegavelmente a planilha de gastos mensais te ajuda a entender como é o seu fluxo financeiro.
Pois o ideal, claro, é que você consiga manter seus gastos dentro do limite do que ganha por mês e sempre reserve um valor para investimento ou uma reserva de contingência, no mínimo.
Mas nem sempre podemos viver em um mundo ideal.
E pode faltar dinheiro para certas coisas em um determinado mês.
Nesse caso, vale dar prioridade ao pagamento das contas.
Devido ao risco de interrupção do serviço exclui-se a possibilidade de não pagamento das taxas de utilização.
Sobretudo as contas de cartão de crédito têm uma opção de pagamento mínimo.
Mas é uma das maiores taxas de juros do mercado então é importante priorizar essa conta também.
Visão clara das despesas e juros incorridos em cada conta. Esse raciocínio nos diz o que priorizar e o que deixar para depois.
3. Anotar a data de pagamento.
Posteriormente outro ponto importante é anotar tudo o que você precisa remunerar.
Para não se esquecer de remunerar uma conta um bom ponto de partida é colocar as datas de pagamento na sua agenda (física ou digital).
Isso permite que você seja notificado quando cada fatura vence.
LEIA TAMBÉM:
- 6 dicas para ser mais produtivo no trabalho
- Maquiagem para o Natal com opções simples
- Como postar música no status do WhatsApp com foto
4. Planeje seus pagamentos com antecedência.
Depois de inserir as datas de vencimento das faturas em sua agenda, você pode fazer login em sua conta bancária uma vez por mês e agendar todos os pagamentos desse mês, em vez de esperar pela data de vencimento.
As faturas costumam chegar com bastante antecedência e muitas vezes são acessadas em formato digital bem antes do vencimento permitindo o planejamento e evitando atrasos no pagamento.
5. Use Débito Direto
Todavia tem-se uma coisa que pode facilitar sua vida financeira é usar o débito automático oferecido em determinados tipos de contracheques.
Analogamente a autorização de débito direto geralmente pode ser feita por meio do aplicativo do seu banco ou internet banking. Basta abrir esta opção e procurá-la.
Algumas empresas oferecem a possibilidade de descontos automáticos, como as empresas de telefonia. Depois basta cadastrar o código fornecido pela empresa ou o nome da própria empresa no aplicativo bancário.
Pronto, acabou o atraso.
Serviços
Para mais informações e dicas acesse Inteligência Financeira.