A princípio cozinhar tem como intuito gerar diversos de bem estar, estimulando a socialização com a família, entenda 5 benefícios de cozinhar para as crianças.
Surpreendentemente a culinária não promove só bem estar, mas ajuda técnicas para o melhor crescimento da criança.
Contudo cozinhar estimula muito mais que aprendizado, coleciona momentos e história para a vida adulta da criança.
Ademais o incentivo de crianças na cozinha é uma forma de ajuda- las a se habituar em escolhas saudáveis e ajudando a fazer suas próprias escolhas.
“Necessitamos esclarecer a ideia de que cozinha não é lugar de criança. Seu pequeno pode e deve estar na cozinha. Além dos técnicos de como usar a faca com segurança, como aparar ingredientes, a gastronomia também ajuda a consolidar os conhecimentos que os professores do ensino regular já trabalharam como química e matemática” esclarece a Chef Debora.
Portanto acompanhe agora 5 benefícios de cozinhar para as crianças.
Melhorar a sociabilidade
Cozinhar é uma atividade em grupo.
Na prática as crianças eram associadas a colegas de trabalho que preparavam a mesma receita.
Troquem ideias e ajudem uns aos outros. Trabalhem em equipe.
Além disso, assim que os pratos ficam prontos, os pais também os reconheciam.
A interação com o trabalho em equipe, em um ambiente lúdico e seguro, ajuda os pequenos a se conectarem e sobreviver à timidez.
Isso se reflete em sua capacidade de trabalhar juntos em suas vidas profissionais como adultos.
Fortalecer os laços familiares
À medida que as crianças aprendem novas receitas, elas querem experimentar cozinhar em casa, ou seja, cozinhar para a família.
Em uma vida agitada em que mamãe e papai costumam trabalhar fora de casa, estar juntos na cozinha é um momento importante e divertido que fortalece as relações familiares.
Outro ponto importante é a hora de servir os pratos. Preparar uma refeição para compartilhar com todos é um momento de conquista e orgulho para as crianças.
Desenvolver amizades
Como cozinhar é uma prática comum, as crianças aprendem a compartilhar ideias e tarefas, ou seja, desde cedo aprendem a trabalhar em equipe para alcançar os resultados desejados.
LEIA TAMBÉM:
- Restaurantes para o Dia dos Namorados
- Cozinha turca: descubra pratos deliciosos
- Principais comidas da culinária mineira
Isso melhora a amizade. Quando as crianças pequenas se tornam adultas, tanto na escola quanto profissionalmente, o aprendizado se transforma em ação no trabalho em grupo.
Trabalhando na organização
Além de aprontar comidas deliciosas, as crianças também aprendem sobre a importância da organização por meio da culinária.
O sucesso de uma receita depende do sentido de organização dos ingredientes necessários, das quantidades e da ordem de adicioná-los à receita.
É o que o jargão gastronômico chama de mise en place, vocábulo de origem francesa que significa pôr em ordem.
Promova a independência
Conforme as crianças aprendem a cozinhar, elas se tornam mais independentes de várias maneiras.
Quando atingem certa idade, podem trabalhar na cozinha sem supervisão. Eles querem saber como preparar sua própria comida e comê-la de forma saudável.
No entanto, ela também aprende a escolher bons alimentos por conta própria e de forma consciente.
Quando chegar a hora de você morar sozinho, mesmo por motivos universitários, você saberá suprir suas necessidades nutricionais e sofrerá muito menos com os efeitos da separação de seus pais.
Serviços
Para aprender novas receitas acesse Tudo Gostoso.