Você sabia que cada dia tem aumentado o número de Jovens com depressão? Pois é, o que no passado era raro, hoje está bem comum. Infelizmente, a depressão chegou até nossa juventude.
O número de pessoas diagnosticadas com depressão no mundo é impressionante, são cerca de 300 milhões de pessoas. Apenas no Brasil são 16,3 milhões de pessoas com depressão.
Apenas no período de 2013 a 2019, o país teve um aumento de 34% nos diagnósticos de depressão. Esse dado é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Por muito tempo, essa doença foi tratada sem o devido cuidado, entretanto, hoje sabemos que é algo que precisa ser levado a sério. Veja como a depressão tem alcançado nossa juventude.
Os jovens fazem parte de um grupo de risco
Primeiramente, precisamos entender que a juventude é um período de muitas mudanças, sobretudo a adolescência. As crises emocionais são frequentes, as pressões sociais, mudanças hormonais, e físicas.
Podemos dizer que a depressão vem de uma somatória de fatores, não tendo uma causa única. Assim, separamos uma lista de sintomas para você analisar e ficar alerta.
- Falta de entusiasmo e motivação
- Baixo rendimento escolar
- Insônia e variados distúrbios do sono
- Baixa autoestima ou sensação de culpa
- Ansiedade
VIZ TAKÉ:
- Aplikace, které se starají o vaše duševní zdraví
- Aplikace pro sledování Doramy zdarma na vašem mobilním telefonu
- Sledujte filmy na svém mobilním telefonu, aniž byste cokoli platili
Existem outros sintomas, separamos estes apenas para um entendimento do quanto a depressão afeta a vida e os relacionamentos dos jovens.
Risco de suicídio
A princípio, não são todos os casos com risco de suicídio, entretanto, os casos mais sérios são bem perigosos. Afinal de contas, esta é a segunda maior causa de mortes entre os jovens de 15 a 29 anos.
Se você gosta de falar sobre morte e suicídio, provoca ferimentos no próprio corpo, tem pânico ou ansiedade crônica. Alteração em sua personalidade, no sono e nos hábitos alimentares.
Esses são sinais de que você precisa de cuidados especiais. Saiba que existe um tratamento que pode te ajudar a melhorar, e entender que sua vida não chegou ao fim.
Tratamento para a depressão em jovens
Por fim, felizmente existe um tratamento para a depressão, a primeira coisa a se fazer é procurar atendimento médico. Os psiquiatras são os médicos para cuidar de pessoas que estão em depressão.
Apenas um médico pode receitar os antidepressivos, se for este o caso, uma terapia com psicólogos pode ajudar bastante. Assim, procurar um diagnóstico médico é o primeiro passo.
Claro que manter uma boa alimentação, atividade física regular e momentos de lazer são essenciais. Além disso, buscar ajuda é sinal de coragem, não fique sozinho nesses momentos.
Vencer a depressão é totalmente possível, muitas pessoas conseguem viver melhor após o tratamento. Acredite, você pode ter uma vida muito melhor e feliz.
Centro de Valorização da Vida
Enfim, existe um telefone disponível por 24 horas do dia, com sigilo total, e pessoas preparadas para dar apoio nos momentos mais difíceis da vida.
Trata-se de um grupo de apoio emocional e prevenção ao suicídio, se precisar ligue 188. Receba o apoio agora mesmo, ligue agora mesmo.