Inesperadamente Rodrigo Oliveira, 42 anos, que atualmente dirige o famoso restaurante Mocotó, em São Paulo, será o novo jurado do programa Masterchef Brasil da Band, dessa maneira Rodrigo Oliveira o chef que substitui Fogaça.
Decerto Oliveira substitui provisoriamente o chef Henrique Fogaça na 10ª edição da atração.
Fogaça, que já vinha sendo pontual nos últimos anos e deixou o programa por motivos pessoais, fará uma pausa nesta temporada.
Assim, o chef Mocotó terá a companhia de Helena Rizzo, do Maní e Erick Jacquin, que será o único apresentador experiente.
As filmagens da décima temporada de Master Chef Brasil começam na segunda quinzena de março, com estreia prevista para maio.
Então entenda mais sobre Rodrigo Oliveira o chef que substitui Fogaça.
Negócios de família
Em 1993, Rodrigo Oliveira começou a trabalhar no Mocotó, tradicional restaurante de cozinha nortista paulista fundado em 1974 e que herdou do pai e fundador Zé Almeida, que nasceu no interior de Pernambuco e migrou para São Paulo.
Posteriormente o nome do restaurante vem do caldo de Mocotó que a casa serve há cerca de 49 anos.
É destino dos amantes da gastronomia desde o início embora sua localização na Vila Medeiros, zona norte de São Paulo, esteja fora do tradicional circuito gastronômico da cidade.
Ademais ao longo dos anos, o DNA do restaurante se difundiu pela cidade-estado.
Além do Balaio IMS, instalado dentro do prédio do instituto Moreira Salles na Av, Paulista, Rodrigo e sua equipe mantêm a unidade Mocotó no café Mocotó no Shopping D, Marketplace de pinheiros.
Pois hoje, este restaurante vence a concorrência de outros restaurantes locais especializados na zona norte do país.
O dadinho da tapioca
Rodrigo Oliveira é creditado como o inventor do petisco, que virou queridinho não só em restaurantes, mas também em bares, buffets e eventos.
O dadinho da tapioca foi servida pela primeira vez no Mocotó em 2004, primeiro fora do cardápio como uma experiência inspirada na colega, Adriana Cymes.
“Foram muitos testes até chegamos a algo mais simples como tapioca, leite e queijo coalho. Outro toque nosso é a pitada de pimenta branca, que tem uma afinidade enorme com os laticínios”, disse Rodrigo em entrevista à Menu em 2018.
O Homem do Ano
A princípio Rodrigo Oliveira foi eleito o rapaz do Ano 2012 pela GQ Brasil na categoria Gastronomia.
Nesta ocasião, a expert no mundo da gastronomia, Alexandra Forbes, guardou a seguinte história:
“Pergunte a Massimo Bottura (…), dono da Osteria Francescana em Modena, na Itália, o que ele acha importante mostrar para alguém em São Paulo.
ČTĚTE TAKÉ:
- Top receitas de comida saudável
- As melhores receitas para a copa do mundo
- Melhores receitas para quem tem diabetes
Quem pronunciar há cinco anos que um dos chefs mais importantes do planeta traspassar o tempo viajando até a pobre Villa Medeiros, zona norte de São Paulo, para comer feijão e torresmo em um ambiente barulhento e descontraído.
Ele não foi só para lá e saiu como fã do Rodrigo Oliveira, o chef”.
“É uma honra estar aqui no meio de tanta gente marcante, muitos deles meus clientes”, comemorou Rodrigo na cerimônia de premiação no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Prêmio internacional
Em 2019, o Mocotó foi prognosticado o 43º melhor restaurante pelo Latin America ‘s 50 Best, braço latino das maiores premiações anuais da categoria e subiu para a 23ª colocação nos continentes sul e central dois anos depois, em 2021, antes de sair da lista ano passado.
Além disso, a Quebrada Alimenteda, ONG fundada por Rodrigo e pela cronista Adriana Salay em 2021, foi reconhecida por um órgão internacional.
A iniciativa transformou o restaurante em um centro de distribuição de alimentos para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade na zona Norte de São Paulo durante a pandemia.
A organização oferece mais de 100 refeições por dia e 400 cestas básicas por mês.
Além disso, Rodrigo tornou-se dono de uma estrelinha Michelin em 2018, por meio da esquina Mocotó, restaurante com perfil de autor que abriu em 2013, mas hoje está fechado.
služby
Pro více informací přístup Masterchef Brasil.